De dia esta um calorão, à noite fica frio. Se os humanos sofrem com as mudanças nas temperaturas, imagine os pássaros. Tal oscilação provoca desequilíbrio imunológico neles, que já são frágeis por natureza, fazendo-os desenvolver doenças “ existem parasitas intestinais que convivem em equilíbrio com o organismo. Quando cai a imunidade do animal, esses parasitas se multiplicam e causam doenças’’ Nesses casos um dos principais sintomas é a diarréia, muitas vezes imperceptível aos olhos do dono. Outros apresentam emagrecimento e apatia (não cantam ou vão para o fundo da gaiola). Como eles são muitos sensíveis a aqualquer mudanças, podem morrer de um dia para o outro.
Então o que fazer para ajuda-los? Em dia de muito calor, o dono pode refrescar o ambiente com ventiladores, mais não se deve colocar a corrente de ar em cima do pássaro. Já em dias mais frios, pode-se improvisar ninhos dentro da gaiolas. Outra recomendação é que , de seis em seis meses, se leve o animal ao veterinário para fazer exames parasitológicos.
A alimentação também ajuda o bicho. Os pássaros costumam beber muita água e tomar mais banho em dias e calor. Por isso, o dono deve trocar sempre a água dos recipientes. Mais nem todos são assim, papagaios e calopsitas bebem pouca água. A dica é oferecer mais frutas.
(Aline Conde / Da agência o Globo)