Alguns cuidados simples e adequados a essa nova etapa da vida garantirão uma velhice mais saudável e uma vida mais longa, como levá-lo regularmente ao veterinário para fazer um check-up, incluindo vacinas, remoção de tártaro, reduzir a quantidade de comida, lembrando que as rações “Sênior” são mais indicadas para esta fase, pois são compostas por nutrientes na quantidade que eles necessitam.
Exercícios são sempre importantes, sem esquecer que a idade diminui o vigor, portanto, deve-se optar por exercícios leves e regulares. Se você tiver um piso escorregadio, coloque piso anti-derrapante, já que ossos quebrados são, geralmente, causados por quedas em superfícies escorregadias.
Não podemos nos esquecer do lugar de descanso do nosso amigo, assim, tenha certeza de que a cama é macia, bem acolchoada, livre de correntes de ar e seca.
E o principal: ele precisará de mais ajuda e companhia agora. Seja paciente, ele merece!
Com relação aos gatos, o ideal é iniciar os cuidados preventivos o quanto antes , pois as modificações geriátricas ocorrem entre os seis e onze anos e, infelizmente, a maioria das doenças que afetam os felinos é progressiva ou crônica.
Quando é que um
cão é considerado idoso?
Tudo depende de seu tamanho. Os cães de raças menores tendem a envelhecer mais devagar, devido ao seu metabolismo. Neste casos, é comum que eles cheguem à terceira idade entre 9 e 13 anos. Ao passo que um cão de grande porte envelhece dos 6 aos 9 anos. Mas, de maneira geral, pode-se dizer que um cão começa a envelhecer aos 7 anos de idade.
A partir desta idade é preciso prestar atenção às mudanças de hábitos do seu velhinho. Elas podem indicar o início de problemas de saúde. E olhe que os cães são peritos em esconder dos donos o seu sofrimento! Nesta altura é conveniente visitar o veterinário não apenas uma vez ao ano para as vacinas, mas semestralmente, a fim de despistar qualquer um dos 5 problemas mais frequentes da terceira idade. Se você está achando muito, é só pensar que em média um ano humano equivale de 5 a 7 anos do cão... você consegue imaginar uma pessoa mais velha ficar 5 anos sem visitar um médico?
Quais são os principais
problemas do cão idoso?
E lembrando que Hoje em dia existem inúmeras rações para animais Sénior e medicamentos geriatricos destinado a minimizar os efeitos da idade como é o caso do Gerioox - Labyes.
Gerioox é um medicamento geriatrico destinado a minimizar o efeitos da idade em cães e gatos. Devido os componentes de sua formula como Omega 3 e omega 6, glucosamina, condroitina A, vitamina E, gluconato de cobre, gluconato de zinco, selenito de sódio, Gerioox tem ação antioxidante, imunomodulador e condroprotetor
Para saber mais a respeito: